Pense em Segurança

Seja Responsável
 
Atitude consciente e responsável só faz bem às pessoas a sua volta, à você e ao seu equipamento. 
Um aeromodelo não é um brinquedo. Nas mãos de um irresponsável pode ser uma ameaça perigosa. Pode ferir e matar.
 
Vítimas de Aeromodelos
 
Segundo a Confederação Brasileria de Aeromodelismo (Cobra), de Novembro de 2000 até Novembro de 2001 registraram-se 182 acidentes com aeromodelos com vítimas. 4 delas foram fatais.

Procure um Instrutor

Não tente aprender sozinho. Escolha um bom instrutor. Dê preferência um credenciado pela COBRA e leve seu modelo inteiro de volta para casa. Sem acidentes.

Um Clube é o caminho certo
 
Acostume-se a voar no Clube de sua cidade. 
Dê preferência aos clubes associados a Confederação Brasileria de Aeromodelismo (Cobra), orgão regulamentador do aeromodelis-mo no Brasil. Esse é o melhor lugar para começar a aprender e fazer amizades. 
Olhar o que os outros fazem também é uma boa forma de aprender.
 
 
Cheque seu modelo
 
Verificar cada componente de seu aeromodelo antes de cada vôo é de fundamental importância ao vôo seguro. Que tal fazer uma lista de ítens.
 
Um bom dia de voô começa no dia anterior
 
Carregue as baterias do sistema de rádio na noite anterior.
Verifique se estão em condições de uso periodicamente nos intervalos de cada vôo.
 
 
Mais alguém na minha frequência?
 
Nunca ligue seu sistema de rádio sem antes verificar o quadro de frequências, se houver. 
Converse com seus companheiros de pista. Que tal um: "Bom dia estou na frequência 72.260!" 
Lembre-se que mesmo tomando essa providência, durante o decorrer do dia, outros modelistas podem chegar depois de você com rádios na sua frequência! 
Quem usa a mesma frequência que você tem de ser seu amigo. Fique perto dele.
 
Antes de decolar
 
As superfícies moveis se movimentam corretamente?
O rádio tem alcance suficiente?
Os trims estão nas posições corretas?
Não ligue seu motor com o escape virado para o público ou outros modelistas. 
Após afinar o motor faça um teste com o modelo inclinado à 45 graus.
Cheque a direção do vento. Decolar a favor do vento é um péssimo começo.
A pista está livre?
Sinalize suas intenções: "Vou decolar!!!"
 
 
Durante o vôo
 
Após a decolagem faça sempre uma curva na direção oposta à posição do público e dos veículos. Afaste-se deles.
Não voe seu modelo na frente do sol. Você pode ser ofuscado e perdê-lo de vista!
Evite cabos e linhas de transmissão.
Não permita que seu modelo se afaste muito. Quanto mais longe mais difícil será enxergá-lo.
Controle o tempo de vôo. É muito fácil entrar em pane seca.
Sinalize sua intensão de pousar. Grite!!!
A pista está livre?
Em caso de emergência tente ficar calmo. Peça ajuda.
Em caso de acidente assuma a responsabilidade e comunique à diretoria de seu clube ou à ABA (caso esteja voando em área regulamentada pela entidade).
 
Não use
 
Hélices ou rotores de helicópteros de metal.
Hélices reparadas.
Bordos de ataque afiados ou muito finos.
Spinners pontiagudos.
Equipamento de rádio desprotegido das vibrações.
Lastros ou quaisquer peças pesadas sujeitas a alijamento.
  
Não voe
 
Um modelo na presença de público, ainda não testado.
Em áreas densamente povoadas ou sensíveis ao ruído. 
Sobre o público e veículos.
Próximo a aeroportos.
 
Cuidado com o Combustível
 
Combustível para modelos é altamente inflamável. Pior que isso: sua chama é quase invisível.
Armazene-o em lugar fresco e escuro.
Não exponha-o ao sol ou a fontes de calor.
Mantenha-o longe do alcance de crianças.
Nunca use querosene, gasolina ou tiner num motor glow.
Nunca ligue o motor em lugares fechados e sem ventilação.
Nunca reutilize a embalagem vazia.